Todas as nossas Especialidade num só Lugar

Osteopatia na Desobstrução Brônquica

 

Doenças Respiratórias
Osteopata


As Doenças Respiratórias - Prevenção e Tratamento Osteopático 

As doenças respiratórias são patologias que acometem tanto as vias aéreas superiores como inferiores e tendem habitualmente a tornar-se crónicas. As mais comuns são a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).


Quais os fatores que levam à Obstrução Brônquica?

Patologias como a asma, renite alérgica e em particular a DPOC, levam gradualmente a uma obstrução persistente do fluxo aéreo determinada por uma resposta inflamatória das vias aéreas e pulmões a agentes externos, dando origem a uma significativa incapacidade e diminuição da qualidade de vida dos doentes. Não nos podendo esquecer de muitos estados gripais, Covid, gripe A e muitos outros que deixam sequelas e que perduram durante semanas e meses a fio, como a chamada "falta de ar" e o cansaço.


Doenças respiratórias crónicas e o tratamento em consulta de Osteopatia

Apesar do seu caracter crónico, as doenças respiratórias crónicas, apresentam também episódios de agudização definidos pelo agravamento clínico de rápida instalação dos sintomas de dispneia e fadiga.

🎯As técnicas osteopáticas representam um método sistemático de avaliação e tratamento das disfunções do sistema neuromusculoesquelético, com a finalidade de restabelecer o movimento fisiológico em áreas com restrição ou disfunção, promovendo o funcionamento adequado dos sistemas envolvidos.

🎯A musculatura respiratória por estar sempre ativa na manutenção do tórax, apresenta um maior número de fibras tónicas, com tendência a retração, limitando a amplitude torácica, refletindo-se numa menor oferta de oxigénio ao corpo.


Quais os fatores de risco para o surgimento de doenças respiratórias?

👉O avançar da idade e exposição a agentes tóxicos de forma permanente e intensiva são contemplados com fatores de risco importantes para as alterações da capacidade pulmonar e da grelha costal, diminuição da capacidade elástica e aumento da resistência ao fluxo aéreo, com diminuição do volume de ar inalado. 

👉À medida que as doenças respiratórias evoluem provocam danos no tecido pulmonar, levando a alterações estruturais, bem como ao colapso dinâmico das pequenas vias aéreas provocando, nos doentes, hiperinsuflação pulmonar com sobrecarga das fibras musculares do diafragma e dos músculos acessórios, bem como esforço da dinâmica da grelha costal.


Quais os benefícios da Osteopatia em doentes com doenças respiratórias?

O Osteopata atua na mobilização ou manipulação de tecidos capsuloligamentares, bem como utiliza técnicas osteopáticas, que melhoram a extensibilidade do tecido que se apresenta em restrição, para além de ativa os recetores nervosos articulares da região estimulada, provocando alívio na restrição articular e reduzindo a rigidez torácica.

👊OsteopataTécnicas como alongamento muscular dos músculos respiratórios, principais e acessórios, libertação miofascial do diafragma, mobilização da grelha costal e da coluna dorsal e cervical (devido à origem do nervo frénico, cuja função é enervar o diafragma).

👊OsteopataTécnicas de expansibilidade adaptada da grelha costal, associado a exercícios de reabilitação respiratória, permitem uma melhoria significativa da respiração e substancialmente da qualidade de vida dos doentes.


Se padecer de doença respiratória crónica, está em estado de convalescença de estados gripais, Covid ou gripe A, chegou a hora de sanar os sintomas de falta de ar, cansaço e fadiga!

Preço: 40€ 
Período de duração: 1 hora

Agende a sua consulta de Osteopatia nas nossas clínicas em:

Amora - Seixal - Barreiro

Contactos:


WhatsApp: (+351)   933 288 131 (Chamada de rede móvel nacional)


CLÍNICAS KEROCUIDADOS

🎯🎯🎯PATROCINADOR OFICIAL🎯🎯🎯

KEROCUIDADOS HOME


Investimento Imobiliário em Portugal


Comentários